A Importância da Tecnologia

A importância da tecnologia da informação para os negócios

A importância da tecnologia da informação para os negócios.

 

Atualmente, a Tecnologia da Informação participa do dia-a-dia das organizações, muitas vezes como uma arma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial competitivo no mercado, outras vezes como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas há muito tempo centralizados em pessoas.

 

- A Conscientização Necessária.

Ser empresário hoje em dia implica, mais do que nunca, tomar consciência de que surgiram, ao longo dos últimos anos, alterações bastante significativas no nível do relacionamento social, político e econômico e, por outro lado, saber compreender e acompanhar os efeitos que estas tem tido sobre a gestão das empresas em geral. Com efeito, assistiu-se ao aparecimento de um novo paradigma social - a sociedade de informação e conhecimento, apoiado em novas regras, estruturas e modelos de comportamento, que teve como consequência a revelação de novos modelos de organização econômica e dinamização empresarial, bem como o surgimento de profundas alterações na forma de comunicar por parte do consumidor e das empresas.

A nova organização econômica apresenta três características fundamentais: é global, favorece o intangível (ideias, informação e os relacionamentos) e, para finalizar, é extremamente interligada. Foi com base nestes três atributos que surgiu um novo tipo de mercado e sociedade, alicerçados em redes electrônicas omnipresentes. Assistimos, assim, ao aparecimento de uma nova ordem econômica gerada por computadores de dimensão cada vez menor contrastando com alta potência e uma cada vez maior expansão nas comunicações.

A evolução protagonizada pelas tecnologias de informação e comunicação e o fenômeno da comunicação em rede, entre outros fatores, deram um forte contribuição para a geração de um cenário de maior instabilidade econômica e uma mudança de contexto do qual resultaram novos agentes de mercado e fatores críticos de sucesso para qualquer empresa independentemente da sua dimensão ou setor de atividade onde opera. Consequentemente, para garantir a sustentabilidade da empresa, melhorar a sua competitividade no mercado e beneficiar-se de novas oportunidades de negócio, passou a ser importante para o empresário uma maior utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação de modo a tornar a sua empresa mais ágil e poder desenvolver modelos de negócio muito mais atualizados e adaptados aos mercados e consumidores atuais. 

O consumidor, por seu lado, está hoje muito mais informado acerca dos produtos ou serviços que adquire, chegando mesmo a exigir que estes se encontrem adequados as suas necessidades e, está também mais poderoso, dada a extrema facilidade com que interage e comunica-se com outros consumidores em qualquer parte do mundo, tendo acesso global a informações sobre as histórias de utilização dos produtos ou serviços por si adquiridos, e muito mais.


- Quais os principais benefícios da empresa em optar pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e/ou por sua presença na web?

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação complementadas pela decisão de estar presente na web constituem a plataforma ideal para que a empresa possa: efetuar trocas de informação e comunicação; consolidar a sua relação com o cliente através de marketing relacional; chegar a novos mercados, por exemplo por via de uma estratégia de internacionalização; criar novos produtos e serviços; assegurar processos de negócio mais eficientes; reduzir custos; potencializar a atração de investimento/parcerias aumentando sua cadeia de valor e aproveitar para sensibilizar um dos principais ativos da empresa, os seus Recursos Humanos, para novos desafios relacionados com a nova era do conhecimento. Estes são apenas alguns aspectos de que a empresa poderá beneficiar-se para que possa garantir uma melhor preparação para enfrentar a concorrência e assegurar uma maior competitividade no seu mercado.

Interessa aqui sublinhar que nem sempre as empresas estarão preparadas para uma presença na internet, cada uma tem as suas características próprias e diferenciadoras, designadamente: o setor de atividade a que pertence, a cultura institucional, o nível de competência tecnológica dos seus recursos humanos, os produtos e/ou serviços que comercializa, os mercados onde atua, os tipos de clientes, fornecedores, etc. Ainda, podemos apontar outras condições: o empresário poderá não entender as vantagens da presença da sua empresa na web; após uma análise de custo benefício poderá concluir-se que a empresa não se beneficiaria dessa presença. Segue-se um breve esclarecimento dos empresários em geral e os das micro e pequenas empresas em particular, para alguns dos factores que deverão diagnosticar antes de decidir avançar para uma presença no ciberespaço.

 

 - Conclusão

O presente artigo tem como objectivo principal sensibilizar os empresários para algumas das questões elementares mais importantes e que devem ser tidas em conta no momento em que tenham de optar, quer pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, quer pela escolha de uma estratégia de adoção para a presença na web.

Existe a consciência de que a nova ordem econômica apresenta oportunidades, mas também armadilhas distintas, pelo que apenas os que souberem compreender as novas regras prosperarão, os que as ignorarem, sucumbirão. Portanto, é imprescindível a contratação de uma boa consultoria para auxiliar o empresária nessas questões, a Web in Work oferece esses serviços com o melhor custo-benefício.

 

Novas Tecnologias

Novas tecnologias demandam agilidade extra

Novas tecnologias demandam agilidade extra.
Para quem deseja ser competitivo no segmento tecnológico, a velocidade de entrada no mercado é essencial!

Para quem deseja ser competitivo no segmento tecnológico, a velocidade de entrada no mercado é essencial. Já não é nenhum segredo que as margens apertadas e níveis de estoque voláteis indicam que a produção precisa ser a mais eficiente possível, e por isso, os processos complexos precisam ser otimizados cada vez mais. Há pouco espaço para falhas de comunicação, falta de estoque, qualidade irregular ou atrasos na produção. Qualquer uma dessas contínuas pequenas falhas de produção pode ser desastrosa, fazendo com que um fabricante perca todo um ciclo ou perca um mercado para o “primeiro que chegar”.

Aqueles simples “palpites” não são mais suficientes para identificar as verdadeiras oportunidades. A análise de padrões cíclicos de mudanças, previsão de preferências do cliente e resposta ágil às constantes mudanças em inovação tecnológica podem ser difíceis. Mas existem ferramentas para auxiliar os fabricantes de produtos eletrônicos e de alta tecnologia a transformar estas informações vistas de modo caótico em um plano estruturado por lucratividade.

A tecnologia deve assumir uma função central na gestão deste desafio de inteligência de negócios e otimização de processos de modo misto. Soluções de TI integradas com análises inclusas de grande quantidade de dados criaram novas expectativas e redefiniram a função das soluções de software, convertendo empresas reativas em proativas.

De fato, fabricantes de produtos eletrônicos e de alta tecnologia com visão futurista que adotaram a tecnologia ERP estão entre os melhores na operação enxuta, criando novas normas operacionais e melhores práticas. Motivados por clientes exigentes e fortes pressões de mercado, o modo de sobrevivência tem impulsionado estas empresas a fazer mais, melhor, mais rápido, com mais inteligência e menos recursos (produção enxuta).

Elas estão definindo rapidamente novas normas de produção de fabricação, alterando as principais competências da fabricação. Empresas que não estão acompanhando à altura e incorporando novos conceitos de melhoria de processos correm o risco de serem eliminadas por fabricantes ágeis e agressivos em mercados emergentes. Uma maior agilidade pode ajudar os fabricantes a aproveitarem as tendências de curta duração e vencerem concorrentes no mercado, usando a mais recente inovação ou lançamento atualizado.

Tendo o software adequado, os fabricantes podem focar nas tendências com antecedência e projetar resultados no tempo. Funcionalidades ERP avançadas, incluindo gerenciamento de vida útil do produto (PLM) para agilizar novas introduções de produtos, e planejamento de operações e vendas (S&OP) para melhor gerenciar complexidade, podem auxiliar fabricantes com visão de futuro a transformar estes desafios em oportunidades para se sobressaírem e superarem a concorrência.

Mas como atender às demandas?

Para atender às demandas do cliente por velocidade, valor e novas introduções de produtos, é preciso fazer três melhorias fundamentais:

1. Otimizar a cadeia de fornecimento
Fabricantes modernos devem gerenciar suas cadeias de fornecimento com maior velocidade, escopo, agilidade, rastreabilidade e profundidade do que se poderia imaginar há uma década. Como a volatilidade econômica global exige maior flexibilidade geográfica e capacidade de gerenciar uma rede global de recursos, sua estratégia de cadeia de fornecimento deve incluir a capacidade de suporte a diversos idiomas, moedas e requisitos de conformidade, enquanto mantém visibilidade em uma ampla rede de fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores. Como as questões de conformidade, responsabilidade e rastreabilidade trazem alto risco e preço elevados, é mais importante que nunca monitorar fornecedores e recursos de forma mais detalhada.

A única maneira de monitorar e gerenciar com eficiência uma rede tão complexa e manter a vigilância em programações e desempenho é por meio de soluções de fabricação. Você deve ser capaz de monitorar as condições de status atuais e, ainda, precisa antecipar situações e empreender ações preventivas para evitar potenciais entraves. Ao dominar a complexa tarefa de fornecimento de bens aos clientes com lucratividade, você pode expandir sua rede, mantendo um controle firme e obtendo visibilidade em detalhes críticos.

2. Otimizar recursos e estoque
Um depósito repleto de mercadorias não vendidas ou peças inutilizáveis é um investimento caro e arriscado para um fabricante. É essencial que você alcance um equilíbrio entre ter peças e produtos suficientes em estoque para satisfazer pedidos para curto prazo, mas não tanto que possa criar um consumo desnecessário no fluxo de caixa. Você pode obter esse equilíbrio aproveitando as soluções de estoque que ajudam a analisar, de modo rápido e preciso, o que você possui, prever o que será necessário, e fazê-lo de modo totalmente eficiente.

Uma solução de inteligência de negócios e gerenciamento de depósito pode fazer muito mais do que simplesmente auxiliar na previsão e demanda de produtos. Pode também contribuir com a compreensão do mix de produtos ideal e mostrar como a lucratividade de um produto se compara com a de outro, afim de manter um estoque sem ariscar a lucratividade.

3. Comprometer-se em controles de qualidade e excelência operacional
Os benefícios das iniciativas de qualidade dos fabricantes vão além de um interesse na redução de defeitos dos produtos, embora este seja um resultado altamente desejável. Um compromisso permanente com a qualidade possui um impacto positivo imediato na lucratividade, eficiência, fidelidade do cliente e uma gama de benefícios de desempenho inerentes.

A gestão de qualidade é particularmente importante em muitos segmentos de alta tecnologia, especialmente quanto à regularidade de funções (para especificações), alinhamento de peças de precisão e qualidade de desempenho digital ou elétrico de muitos itens eletrônicos. Controles de qualidade rígidos normalmente distinguem nomes de marca de imitações baratas.

Será preciso monitorar toda sua operação para garantir que todos os processos permaneçam coerentemente eficientes e confiáveis. Você precisa ainda fiscalizar obrigações contratuais com clientes, gerenciar garantias, adequar-se a legislações do segmento e atingir objetivos de resultados da fábrica.

Soluções de fabricação sofisticadas podem simplificar seus esforços de coleta, armazenamento e análise de dados, e tornar tais dados de fácil manipulação com ferramentas de inteligência de negócios inclusas. Adicionalmente, você pode ainda empregar soluções altamente flexíveis que permitem que as máquinas até mesmo conectem-se entre si. Esta abordagem abrange a telemática, conectividade M2M e a internet das coisas, que permitem que as máquinas usem sensores inteligentes para retransmitir informações de volta para o sistema de fabricação.

Compre do Pequeno

Compre do Pequeno

Movimento avança em todas as regiões cearenses.


Ter a certeza de que o dinheiro da sua compra vai ficar no seu bairro ou cidade e que ele vai garantir emprego e gerar desenvolvimento naquela localidade, são alguns dos motivos que têm feito que um número crescente de pessoas comecem a priorizar pequenos empreendimentos nas horas de adquirir bens e serviços, dando uma resposta positiva ao Movimento Compre do Pequeno Negócio.


Além dessas vantagens, as pessoas começam a perceber que o fato destas pequenas empresas estarem localizadas perto de casa representa outro valor agregado. Outra vantagem é que, no país, a maioria dos jovens tem nos pequenos negócios a sua primeira oportunidade de trabalho, facilidade que eles não encontram nas médias e grandes empresas.


E foi para incentivar o reconhecimento da relevância desse segmento e o importante papel que os pequenos negócios podem ter na recuperação econômica do país, que o Sebrae lançou o Compre do Pequeno Negócio, que vem tendo a adesão de toda a sociedade. Os pequenos negócios representam 95% de todas as empresas do país e, desde a implantação do Super Simples, em 2007, foram gerados pelo setor R$ 334 bilhões em impostos federais municipais e estaduais.


No Ceará, os pequenos negócios totalizam quase 440 mil estabelecimentos que respondem por 94,1% de todas as empresas com CNPJ do Estado. O setor é responsável, ainda, por 41,3% dos salários, 60% dos empregos e 26,2% do PIB cearense.


A ação, realizada em todo o Brasil, objetiva mostrar à sociedade as vantagens de priorizar os pequenos negócios na hora das compras e, para aderir à campanha, empresários, parceiros e consumidores podem se cadastrar e receber informações no site da campanha, no endereço www.compredopequeno.com.br.


Como incentivo à participação no Movimento, estão sendo realizadas campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. Além disso, o Sebrae e instituições parceiras programaram uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários para o dia 5 de outubro. Serão realizadas ações como palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente.

Internet das Coisas

Internet das Coisas

Objetos inteligentes que se comunicam por meio da internet deixaram de ser parte da ficção científica. Conheça a tecnologia que promete mudar a forma como vivemos

Em 1962, os estúdios Hanna-Barbera lançavam os Jetsons – o desenho animado que exibia as aventuras de uma família que vivia num futuro chamado Era Espacial. Os personagens moravam em prédios suspensos, tinham robôs para realizar as atividades domésticas e conseguiam resolver tudo apertando botões. 

O programa foi um sucesso em diversos países e se tornou parte do imaginário coletivo sobre como seria o futuro da humanidade. Ainda não é possível dirigir carros voadores ou viajar de férias para a lua, como no desenho, mas nunca estivemos tão perto de ver as máquinas se comunicarem. 

Não se trata de inteligência artificial, mas sim da Internet das Coisasou em inglês Internet of Things (IoT). O termo foi cunhado em 1999 por Kevin Ashton, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), para designar uma série de tecnologias que ajudam a conectar objetos comuns com a internet. 

Caixa de Ovos fabricada pela GE é conectada com a internet/Divulgação

RETROSPECTIVA

Até alguns anos atrás, os computadores funcionavam como cérebros que não possuíam sentidos – eles não eram capazes de criar novas informações, apenas armazenavam e analisavam dados. 

Isso representava uma grande limitação porque há uma infinidade de dados sobre o mundo que as pessoas não são capazes de digitar nos teclados ou de scannear em códigos de barra. 

De forma simplificada, a Internet das Coisas pode ser descrita como uma rede de objetos físicos que conseguem se comunicar por meio da rede mundial de computadores e interagir com os ambientes externos. 

“Trata-se da expansão da web dos computadores para os objetos cotidianos. Daqui alguns anos, não vamos precisar nos conectar a internet porque ela vai estar em todos os lugares", afirma Rodrigo Sol, Diretor de Tecnologia da Raro Labs e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. "A Web estará tão presente em nosso dia a dia que será imperceptível.”

Mas esses avanços tecnológicos não surgiram de um dia para o outro. Esse processo faz parte do que muitos especialistas chamam de Revolução Digital. 

O primeiro passo foi a ligação dos computadores por meio de uma rede, depois vieram o acesso das pessoas a internet pelos navegadores, posteriormente o comércio começou a ser digitalizado.  

Hoje, vivemos um período de intensa interação online proporcionada pelas redes sociais e pelo compartilhamento de vídeos. Além disso, os avanços da computação em nuvem, dos Big Datas e dos sensores foram fundamentais para essa nova fase da informação digital. 

As últimas barreiras para que a Internet das Coisas se tornasse viável caíram nos últimos anos, com a redução dos custos dos hardwares, o aumento de pessoas conectadas e adoção do IPV6 – novo protocolo que criou um número maior de endereços IPs, permitindo que mais dispositivos possam acessar a rede. 

Foram todas essas evoluções que tornaram possível que a Internet das Coisas deixasse de ser parte da ficção para se tornar realidade. O próximo passo é a digitalização do mundo, ou seja, quando todas as coisas estarão ligadas à internet. 

Smart Tvs estão mundando a forma como as pessoas assistem aos programas Foto: ThinkStock

NA PRÁTICA

Um dos melhores exemplos – de que a Internet das Coisas já está no dia a dia das pessoas – são as televisões com internet. Conhecidas como smart TVs, elas já representam 36% das vendas totais de TVs no mercado brasileiro no primeiro trimestre deste ano. 

Esses novos equipamentos permitem que as pessoas acessem sites, assistam vídeos e utilizem as redes sociais por meio da televisão. 

Mas mais do que isso, esses aparelhos estão ajudando a mudar o padrão de comportamento dos telespectadores. Em vez de ficarem limitados às programações dos canais abertos e por assinatura, os usuários estão optando por assistirem os programas que quiserem e na hora que quiserem por meio de sites ou aplicativos, como o Netflix ou Youtube.  

Essa nova forma de conteúdo já está alterando a audiência da televisão, que caiu 3% desde o fim do ano passado. E no futuro, o número de pessoas assistindo aos conteúdos online deverá ser maior: estima-se que 77% dos televisores brasileiros terão acesso à internet até 2018. 

Mas as smart Tvs são apenas um pequeno passo. A tendência é que o número de objetos conectados nos próximos anos cresça rapidamente. Hoje, existem cerca de 10 bilhões de dispositivos conectados, em 2020 serão 28 bilhões na rede, de acordo com uma estimava da International Data Corp (IDC).

Alguns dispositivos simples já estão à venda no mercado americano, como a caixa de ovos para geladeira desenvolvida pela GE. O equipamento avisa qual dos ovos está mais perto de estragar e informa o usuário durante as compras quantos ovos ainda há na geladeira. O preço é de U$ 10. 

Equipamentos mais complexos estão em desenvolvimento. O Google estuda há seis anos a viabilidade de um carro autônomo controlado por computadores. Os protótipos já rodaram 1,5 milhão de quilômetros e, recentemente, ganharam autorização do governo americano para trafegar pelas estradas da Califórnia. 

Na área da saúde, foram desenvolvidos objetos, como relógios e pulseiras, que monitoram a frequência cardíaca e pressão sanguínea dos usuários. Os aparelhos podem avisar os médicos quando há algo incomum com o paciente. 

O potencial do uso dessa tecnologia é imenso. Casas, empresas, fazendas e até cidades inteiras poderão ser totalmente controladas pela internet. 

Produzido por Satiztpm e traduzido por Universidade Buscapé Company

RISCOS

Como acontece com as novas tecnologias, a Internet das Coisas levanta uma série de questões relativas à segurança

Se hoje é possível hackear sites e contas, os problemas serão potencializados quando os objetos do cotidiano forem invadidos por pessoas mal intencionadas. 

Apesar das diversas formas de se proteger na internet, como antivírus e serviços de criptografia, esse ainda é um ambiente que exige muitos cuidados e inspira a desconfiança de alguns usuários. 

“Assim como as pessoas correm perigos acessando a internet e colocando informações pessoais nas redes, acredito que no futuro as pessoas estarão dispostas a correr esse risco em nome dos benefícios que essa tecnologia irá trazer”, afirma Sol. 

Outra questão que preocupa os especialistas é a privacidade. Se tudo ao redor estará conectado, o cotidiano dos indivíduos poderá ser facilmente vigiado e controlado por governos e instituições. 

Dessa forma, a sociedade estaria se encaminhando para um futuro semelhante ao descrito por George Orwell na obra 1984, em que um regime autoritário é capaz de ver tudo. 

As atuais discussões sobre a neutralidade da rede e a criação de uma regulamentação efetiva da internet podem ser a diferença entre um futuro simples e colorido, como nos Jetsons, e um sombrio e opressivo, como no livro de Orwell. 

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